Monday, April 9, 2007

DESMILITARIZAÇÃO DO CONTROLE DE VÔO ATENDE AO AFORISMO: "O QUE É BOM PARA OS EUA, É BOM PARA O BRASIL"

Bastou o governo abandonar seu conluio com os descontroladores de vôo e voltasse a prestigiar as autoridades aeronáuticas, para que o setor de transporte aéreo voltasse à normalidade e, o respectivo noticiário fosse reduzido.

Este fato demonstra sobejamente, que se o governo não tivesse, no começo da crise, desautorizado as autoridades do setor, sobretudo, o comando da FAB, teria prevenido tamanho descalabro, para o qual contribuiu, evidentemente.

Ao anunciar que criaria um órgão civil, no âmbito do Ministério da Defesa, parece que o governo abandou, definitivamente, a esdrúxula idéia de transferir o controle de vôo para o Ministério do Turismo.

A fala do Presidente classificando os descontroladores de vôo como irresponsáveis torna que estes profissionais pretendiam conseguir a malfadada desmilitarização do setor, exatamente, para fugir à responsabilidade, característica inconfundível, apanágio dos integrantएस das Forças Armadas.

Todos os fatos se manifestam a favor da persistência da unificação e da conveniênica de sua continuidade no âmbito do Ministério da Defesa, tendo a FAB como cabeça do sistema. o que constitui uma imposição metodológica, em contraposiçao ao procedimento empírico, manifesto na tentativa da "desmilitarização", processo capaz de quebrar a espinha dorsal do sistema defensivo do espaço aéreo e comprometer o sistema de defesa global do país, proposta encaminhada por aqueles que pensam que o que é "bom para os EUA, é bom para o Brasil."

Porque a manutenção a filosofia de unificação de serviços e atividades afins serviu para a criação do Sistema Único de Segurança Publica, do FUNDEB, da Super Receita e outros e não serve para o setor de controle do espaço aéreo?

Convém acrescentar que não basta a mera organização sistêmica de determinado setor para que venha a funcionar sistemicamente, pois para isto, se faz necessário explicitar o motivo porque se agiu desta maneira no processo de organização e divulgar a metodologia sistêmica entre os integrantes dos setores unificados, a fim de que os pretensos sistemas criados, não continuem funcionamento como não-sistemas, semelhantemente ao que ocorre, ainda hoje, com o Sistema Nacional de Saúde (entre aspas) e outros que tais.

Para ler outras postagens sobre o tema, Clique: http://sistemismo.blogspot.com/


No que tange ao controle do espaço aéreo, a Radiobrás http://clipping.radiobras.gov.br/novo/ apresentou, hoje, 09/04/2007, a seguinte Sinópse:

JORNAL DO BRASIL
- Apagão marca 100 dias de Lula - O presidente Lula planejou fazer do PAC a marca dos primeiros 100 dias de governo, mas o que caracterizou o período foi o motim que parou o país e o desgaste com os comandantes militares. (pág. 1 e País, págs A2, A3 e A4)

O ESTADO DE SÃO PAULO
- Governo teme que CPI aérea cause 'apagão legislativo'

O GLOBO
- Pela primeira vez num feriado este ano, quem viajou na Semana Santa não enfrentou grandes problemas em aeroportos. Ontem, houve 5,5% de atraso superior a uma hora. (págs. 1 e 18)

GAZETA MERCANTIL
- A Embraer retomará o desenvolvimento de projetos para a aviação militar. O anúncio foi feito pelos dois mais importantes executivos da empresa na semana passada. Tanto o atual presidente, Maurício Botelho, como seu sucessor, o vice-presidente, Frederico Fleury Curado, informaram sobre a produção de uma aeronave de transporte de tropas e equipamentos militares que custará na faixa de US$ 50 milhões. (...) (pág. 1 e C-3)

Sinopse - Resumo dos Jornais - Banco de Notícias da Radiobras: http://clipping.radiobras.gov.br/novo/,

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