Resumo da Sinópse da Radiobras: http://clipping.radiobras.gov.br/novo/, do dia 08/04/2007
FOLHA DE SÃO PAULO
- Entidade alertou Lula de falhas no controle aéreo
- Vistoria no Cindacta-1 foi feita em outubro; FAB não comenta relatório. (págs. 1 e C1)
O GLOBO
- Especialistas alertam que, mesmo com turmas extras, serão formados só 363 controladores de vôo este ano, enquanto o país precisa de 600 para atender à demanda maior do setor aéreo. (págs. 1, 31 e Verissimo) - Roberto Teixeira - Advogado e amigo de Lula, ele atuou em três dos mais polêmicos negócios aéreos recentes. (págs. 1
REVISTAS
VEJA
TÍTULOS DE CAPA
- Reportagem especial - O alerta dos pólos: Veja foi ao Ártico e à Antártica e encontrou cientistas alarmados com o ritmo do derretimento do gelo polar
- Pilotos em pânico - "Voar no Brasil ficou mais perigoso do que na África"
Ponto de vista - Lya Luft - Boa viagem - "Não há´mais para onde retroceder; estamos todos ameaçados de morte cada vez que voamos. Não por alguma fatalidade, mas pela incompetência e fraqueza das autoridades". (pág. 20)
Voando às escuras - Lula atropela a Aeronáutica, cria uma crise com os militares e é enquadrado pela caserna - mas o país segue sem uma solução para o apagão aéreo. (Capa e págs. 58 a 62)
O estopim do motim - Edleuzo, o sargento que parou o país, é um sujeito afável e solidário com pobres e deficientes. (Capa e págs. 64 e 65)
O jogo sujo que assusta os pilotos - Sabotar vôos com informações falsas. Essa é a nova tática dos controladores para aumentar o caos. (Capa e págs. 66 a 69)
Roberto Pompeu de Toledo - A crise e o ministro que finge sê-lo - O Ministério da Defesa é ótima invenção; pena que não exista. E mais: um país, dois presidentes. (pág. 134)
ÉPOCA
TÍTULO DE CAPA
- Conselhos práticos para você sofrer menos com o caos aéreo
Até quando seremos reféns? - O que o governo precisa fazer para acabar com a crise aérea - e o que deixou de fazer para que ela não tivesse acontecido. (Capa e págs. 36 a 39)
10 conselhos para os passageiros - O que fazer para reduzir o incômodo e os prejuízos enquanto o caos aéreo durar. (Capa e págs. 40 e 41)
TÍTULO DE CAPA
- A desgraça do Brasil: no ar o retrato do governo que não toma decisões
A desgraça do Brasil - O caos aéreo é o mais fiel retrato de um governo lento, que não toma decisões e que parece viver alheio aos problema reais do país. (Capa e págs. 28 a 31)
Como nasceu o motim - A cadeia da desordem: insubordinados, os controladores de vôo desobedecem aos oficiais, que não respeitam a ordem do presidente, que desrespeita a hierarquia militar e recua. (Capa e págs. 32 e 33)
Daqui para a frente, comandante? Lula quer desmilitarizar o tráfego aéreo, mas ainda não tem a menor idéia de como fará isso. (Capa e pág. 34)
TÍTULO DE CAPA
Crise aérea - O eterno sindicalista - Ao entrar na negociação com os controladores de vôo, Lula reviveu seu passado de líder sindical. Foi um desastre. Os militares se rebelaram com a quebra de hierarquia e o presidente teve de voltar atrás para restabelecer a ordem nos aeroportos e não se tornar refém de novos grevistas. (págs. 22 a 24)
CARTA CAPITAL
TÍTULO DE CAPA
- Crise na aviação - Os militares reagem ao poder civil - Ao impedir a prisão dos controladores de vôo, Lula evita a greve, mas se vê forçado a recuar ante a insatisfação do comando da Aeronáutica
Avanços e recuos - Crise I - A ordem de Lula de suspender a prisão dos controladores desfez o caos nos aeroportos, mas acirrou os ânimos nos quartéis। (Capa e págs. 22 a 26)
Efeitos colaterais - Crise III - Um documento não oficial dos militares aponta entre as causas da pane a fragilidade da Anac e o corte de vôos regionais. (Capa e págs. 30 e 31)
Os herdeiros da aviação - Memória - A história da Varig e da Panair sob a ótica dos parentes dos fundadores. (Capa e pág. 32 e 33)
EXAME
TÍTULOS DE CAPA
- A mais veloz da história - Nenhuma empresa brasileira teve uma trajetória tão espetacular quanto a Gol. Em seis anos, ela transformou seu mercado, comprou a antiga líder e se tornou um símbolo do novo capitalismo do país
A mais veloz da história - Nenhuma empresa nacional teve expansão tão espetacular quanto a Gol - um símbolo do novo capitalismo brasileiro। (Capa e págs. 23 a 30)
(Extraído da Sinopse - Resumo dos Jornais, da Radiobras: http://clipping.radiobras.gov.br/novo/
No comments:
Post a Comment