Tuesday, April 10, 2007

MILITARES CONTROLADORES DE VÕO CONCLUEM CURSO NA FAB

Oitenta novos profissionais militares, especialistas em controle de vôo, estão concluindo o curso de controle de vôo, de duração de dois anos, mantido pela Escola de Especialistas da Aeronáutica - EEAR, - localizada em Guaratinguetá, no Estado de São Paulo, os quais ampliarão, imediatamente, para 2.195 o contingente de militares controladores de vôo, enquanto os civis permancem em 493.

Enquanto isto, a EEAR, abriu em 09/04/2007 as inscrições que vão até 04/05/2007, para o Concurso para Formação de Sargentos da Aeronáutica Turma 01/2008, entre os quais, se inclui o de controladores de vôo.

Os controladores recém-formados deverão atuar nos quatro Cindactas (Centros Integrados de Defesa e Controle do Tráfego Aéreo) do país, mas poderão exercer atividades em aeroportos de grande movimento, como o de Brasília.

Os Cindactas (Centros Integrados de Defesa e Controle do Tráfego Aéreo) do país estão localizados:

Cindacta I: Localizado em Brasília, atua no quadrilátero: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasilia.

Cindacta II: Sediado em Curitiba (Paraná), atua nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Cindacta III: Situa-se em Recife (Pernambuco), sua atuação abrange todo o Nordeste e na área oceânica que divide a América do Sul da Europa e África.

Cindacta IV: Instalado em Manaus (Amazonas), integra o Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam) e opera em toda a Região Amazônica.

"O SIVAM é um projeto concebido pela SAE/PR (Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República), em conjunto com os Ministérios da Justiça e Aeronáutica, e tem o propósito de zelar pela Amazônia Legal (que compreende a Região Norte do Brasil, o estado do Mato Grosso e parte do estado do Maranhão)."

Este projeto surgiu para integrar “Vários órgãos governamentais atuam na região de forma individualizada, realizando, por vezes, o mesmo tipo de tarefa, sem compartilhar o conhecimento obtido e sem otimizar o uso do dinheiro dos cofres públicos.”

Justamente esta dispersão de esforços, de estratégia, de pessoal de recursos financeiros é o que encerra a proposta de destruição do sistema de defesa do espaço aéreo, contida na açodada proposta de desmilitarização do controle de vôo de aeronaves civis, um subsistema do sistema de defesa do espaço aéreo do país.

Para ler outras postagens sobre o tema, Clique: http://sistemismo.blogspot.com/


O APAGÃO AÉREO NA IMPRENSA

Extraído da Sinopse da Radiobras: http://clipping.radiobras.gov.br/novo/,

10/04/2007

JORNAL DO BRASIL

- Há uma semana, os controladores amotinados eram "irresponsáveis". Ontem, depois de um feriado tranqüilo, o presidente Lula mudou o discurso, de novo, e elogiou os criticados. (pág. 1 e País, pág. A3)

ESTADO DE MINAS

- Lula elogia conduta dos controladores na Páscoa. (págs. 1 e 9)

CORREIO BRAZILIENSE

- Infraero promove 4 degolas - Empresa afasta funcionários por causa de contrato irregular. Medida servirá de argumento para governo evitar abertura de CPI. (págs. 1 e 5)

FOLHA DE SÃO PAULO

- Mais quatro dirigentes da Infraero foram afastados dos cargos por participação em negócios supostamente irregulares e investigados pela CGU (Controladoria Geral da União). A decisão foi tomada ontem pelo conselho de administração da estatal que administra os aeroportos do país. (...) (pág. 1)
-
O ESTADO DE SÃO PAULO

- Governo demite na Infraero para esvaziar CPI do Apagão
- A ameaça de abertura da CPI do Apagão Aéreo levou o Conselho de Administração da Infraero a demitir por suspeita de corrupção quatro funcionários da estatal. Foram afastados o diretor comercial, José Wellington Moura, o superintendente de Planejamento e Gestão, Fernando Brendaglia, e dois advogados da assessoria jurídica, Napoleão Guimarães Neto e Márcia Gonçalves Chaves. Segundo a oposição, o objetivo do governo é esvaziar a CPI, cuja instalação deverá ser determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). "Estão querendo entregar quatro bois para deixar passar uma boiada", disse o senador tucano Arthur Virgílio. As demissões foram sugeridas pela Controladoria-Geral da União (CGU), que viu indícios de irregularidades na compra de ônibus para transporte de passageiros e na concessão de área para instalação de um posto de combustível no aeroporto de Brasília. (págs. 1, A4 e A5)
- Após chamar os controladores de vôo de "traidores e irresponsáveis", o presidente Lula agradeceu ontem pela tranqüilidade nos aeroportos durante o feriado de Páscoa: "Uma relação honesta e sincera entre o governo, a sociedade brasileira e os controladores permitiu que o bom senso reinasse". (págs. 1 e A4)

- Notas e Informações - O presidente Lula completa cem dias do segundo mandato. Sem uma só realização importante para exibir, ele celebra como grande vitória um feriado de Páscoa sem Crise no tráfego aéreo. (págs. 1 e A3)

Sinopse da Radiobras: http://clipping.radiobras.gov.br/novo/

Para ler outras postagens sobre o tema, Clique: http://sistemismo.blogspot.com/

No comments: