* O agente de segurança de vôo do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Carlos Camacho, culpou a falta de ranhuras na pista principal de Congonhas pelo acidente.
A pista foi reaberta dia 29, sem as ranhuras de escoamento da chuva, que só podem ser feitas um mês após a reforma para o concreto se consolidar.
Já o diretor de segurança de vôo do sindicato das empresas aéreas, Ronaldo Jenkins, acha cedo para culpar a pista.
A Infraero não descarta erro do piloto.
(Estado de São Paulo - Sinopse Radiobrás)
* Avião com 176 a bordo explode em Congonhas
Menos de 10 meses após a queda de um Boeing da Gol em que morreram 154 pessoas, o Brasil viveu ontem mais um desastre aéreo, considerado o maior da história da aviação nacional.
Um avião da TAM (vôo JJ 3054), a principal companhia aérea do país, saiu de Porto Alegre às 17h16, com 176 pessoas a bordo, rumo a São Paulo.
Por volta das 18h45, a aeronave, um Airbus modelo A320, tentou pousar no Aeroporto de Congonhas, não conseguiu frear e derrapou na pista, que passou por uma recente reforma e foi entregue há 18 dias sem estar totalmente pronta.
De acordo com testemunhas, o piloto ainda tentou arremeter sem sucesso.
O avião foi lançado sobre a avenida Washington Luiz, uma das mais movimentadas da capital paulista, e se chocou violentamente contra um prédio da TAM Express, o braço cargueiro da companhia.
Ao choque se seguiram uma forte explosão e um incêndio que não havia sido controlado até as 00h30 de hoje.
Não há confirmação oficial do número de mortos, mas o próprio governador de São Paulo, José Serra, considerou remota a possibilidade de haver sobreviventes entre os passageiros.
As equipes haviam resgatado pelo menos 31 corpos carbonizados no local do acidente - vários feridos foram levados para hospitais.
O resgate deve durar cinco dias.
A tragédia é a segunda vivida pela TAM em Congonhas.
Há 11 anos, um Fokker 100 caiu após a decolagem, matando 90 passageiros, seis tripulantes e três pessoas em terra.
O presidente Lula decretou luto por três dias.
(Correio Brasiliense - Sinopse Radiobrás
A Cibernética é a ciência das informações, do comando e controle, no homem, na máquina e na sociedade. Um sitema cibernético wse caracteriza pela utilização do dispositivo cibernético de "feedback". O controle do espaço aéreo pode, pois, ser traduzido como a "cibernética do espaço aéreo". Este blog destina-se, principalmente, à publicação de postagens, relativas ao controle (cibernética) do espaço aéreo brasileiro.
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