Wednesday, July 18, 2007

Acidente com o Aibus da TAM: É cedo para culpar a pista, diz Ronaldo Jenkis, diretor de segurança de vôo do sindicato das empresas aéreas

* O agente de segurança de vôo do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Carlos Camacho, culpou a falta de ranhuras na pista principal de Congonhas pelo acidente.

A pista foi reaberta dia 29, sem as ranhuras de escoamento da chuva, que só podem ser feitas um mês após a reforma para o concreto se consolidar.

Já o diretor de segurança de vôo do sindicato das empresas aéreas, Ronaldo Jenkins, acha cedo para culpar a pista.

A Infraero não descarta erro do piloto.

(Estado de São Paulo - Sinopse Radiobrás)


* Avião com 176 a bordo explode em Congonhas

Menos de 10 meses após a queda de um Boeing da Gol em que morreram 154 pessoas, o Brasil viveu ontem mais um desastre aéreo, considerado o maior da história da aviação nacional.

Um avião da TAM (vôo JJ 3054), a principal companhia aérea do país, saiu de Porto Alegre às 17h16, com 176 pessoas a bordo, rumo a São Paulo.

Por volta das 18h45, a aeronave, um Airbus modelo A320, tentou pousar no Aeroporto de Congonhas, não conseguiu frear e derrapou na pista, que passou por uma recente reforma e foi entregue há 18 dias sem estar totalmente pronta.

De acordo com testemunhas, o piloto ainda tentou arremeter sem sucesso.

O avião foi lançado sobre a avenida Washington Luiz, uma das mais movimentadas da capital paulista, e se chocou violentamente contra um prédio da TAM Express, o braço cargueiro da companhia.

Ao choque se seguiram uma forte explosão e um incêndio que não havia sido controlado até as 00h30 de hoje.

Não há confirmação oficial do número de mortos, mas o próprio governador de São Paulo, José Serra, considerou remota a possibilidade de haver sobreviventes entre os passageiros.

As equipes haviam resgatado pelo menos 31 corpos carbonizados no local do acidente - vários feridos foram levados para hospitais.

O resgate deve durar cinco dias.

A tragédia é a segunda vivida pela TAM em Congonhas.

Há 11 anos, um Fokker 100 caiu após a decolagem, matando 90 passageiros, seis tripulantes e três pessoas em terra.

O presidente Lula decretou luto por três dias.

(Correio Brasiliense - Sinopse Radiobrás

No comments: