Monday, September 24, 2007

Jobim diz que espera renovação completa da Anac até fim da semana

24/09/2007 - 16h13

da Folha Online

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse nesta segunda-feira que espera poder anunciar até o fim desta semana a renovação completa da diretoria da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), durante visita ao Centro Experimental de Aramar, da Marinha, em Iperó (120 km a oeste de São Paulo).

"Hoje poderemos ter mais uma notícia sobre mais uma função. Espero que tenha a renovação completa na agência até o fim da semana", afirmou Jobim. Como são indicados pelo presidente da República com o aval do Senado Federal, os diretores das agências reguladoras não podem ser demitidos --ou seja, tem de renunciar para que haja mudanças.

A diretoria da Anac vive processo de desgaste desde a queda do vôo 3054 da TAM em São Paulo, em 17 de julho. O acidente matou 199 pessoas. Dos cinco membros da diretoria, restam apenas o diretor-presidente, Milton Zuanazzi, e o diretor de relações internacionais, Josef Barat. Os outros três cargos estão vagos, o que impede a agência de realizar deliberações.

A primeira a deixar a diretoria da agência foi Denise Abreu, que entregou sua carta de renúncia a Jobim no último dia 24. Desgastada pela acusação de que teria apresentado um documento sem validade à juíza Cecília Marcondes, do TRF (Tribunal Regional Federal) da 3ª Região, Abreu não resistiu. A norma de segurança tinha como objetivo derrubar a restrição de uso da pista do aeroporto de Congonhas (zona sul de São Paulo), determinada em fevereiro pela Justiça Federal.

No dia 28 de agosto, Jorge Luiz Veloso, responsável pela área de segurança da Anac, também deixou a diretoria. O terceiro foi Leur Lomanto, que entregou o cargo no último dia 6.

Novos nomes

Jobim já indicou três nomes ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para compor a diretoria. Os nomes de Solange Paiva Vieira, que atualmente é assessora especial do Ministro da Defesa, e do brigadeiro da reserva Allemander Pereira Filho já foram aprovados por Lula. Allemander já foi também aprovado pelo Senado.

O terceiro nome indicado é o de Marcelo Pacheco dos Guaranys, também economista. A sugestão ainda não foi analisada, mas ele conta com o aval do ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Fonte:

Folha Online - http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u331016.shtml

No comments: